Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Corrupção Nossa de Cada Dia


A corrupção talvez seja uma das maiores desgraças que acometem o nosso país todo santo dia. É cultural e histórico. Cultural já que faz parte do jeito de ser brasileiro, que com a ginga e a malícia da vida, nos ensina a encontrar o “atalho” para resolver o problema.  E é histórico, já que durante a Colonização e o Império, a coisa pública e privada estavam tão emaranhadas, que até os dias atuais, algumas pessoas não sabem separa-las.
Durante muito tempo houve quase uma simbiose entre os termos política e corrupção. Quase sempre associávamos um com outro. Mas a crise ética na qual vivemos trouxe um novo olhar sobre a corrupção.
Os sucessivos escândalos de corrupção que ocorrem em nosso país têm mostrado uma nova face da moeda: não são desonestos e corruptos apenas os políticos, como o senso comum alertava, mas também diretores e executivos de empreiteiras (pessoas da iniciativa privada que não detém cargos públicos) que granjearam propinas e cometeram inúmeras atitudes ilícitas e imorais, se locupletando do dinheiro público. E essa realidade impôs uma outra verdade desconcertante para os falsos moralistas e paladinos da ética. A corrupção que sempre esteve no “outro” (geralmente no político de cargo) passou a estar em “mim”, e no “eu”, nas “pessoas comuns”. Roubar wi-fi, furar fila, sonegar impostos, pagar para alguém elaborar TCC, comprar moto roubada, pagar propina ao guarda rodoviário, e dirigir embriagado, é tão ilegal, imoral e ilícito quanto desvios milionários na Petrobras e na merenda escolar.  
Além disso, as investigações, prisões e punições estão ocorrendo. A sociedade despertou para essa questão. Foi a pedagogia da corrupção. Afinal de contas, assim como o 9º homem mais rico do país está preso por corrupção, Marcelo Odebrecht, e até um senador da República, é mais salutar ser honesto!
Depois que toda essa crise ética acabar, acredito e vislumbro um futuro melhor para o Brasil. Nesse futuro, o político não mais se aliará ao empreiteiro para arquitetar o roubo do erário público; o cidadão de bem entenderá que o “jeitinho” brasileiro é, na imensa maioria das vezes, corrupção.
Dias melhores virão. Quem ganha com isso é a sociedade! Quem ganha com isso é a ética, a democracia e a cidadania.
Por Robenilton Pinto Carneiro


6 comentários:

  1. Muito bom texto, em sua suma, além de explicitar a generalização da corrupção, apontando suas diversas faces, da "menos para a maior", pois, "quem rouba uma agulha, rouba tb uma uma peça inteira", não há pecado grande ou pequeno, todo gesto ilícito é pecado, corrupção é sempre corrupção. Mas, ao final, traz uma boa perspectiva de um futuro melhor, gostei do otimismo! rs

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado|.o momento atual. Pede essa reflexão

    ResponderExcluir
  3. Wow after a long time, finally i found this article. Thank you so much it really informative for me.

    ResponderExcluir
  4. Hi there, I like what you guys do. Keep it up the good work. Please don't forget to visit my blog. Thankyou!

    My web: slot gacor

    ResponderExcluir
  5. Hi there, I like what you guys do. Keep it up the good work. Please dont't forget to visit my blog. Thankyou! Slot gacor gampang menang

    ResponderExcluir