Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Biografia de Pepeu Ramos

Biografia de Pepeu Ramos


PEDRO RAMOS CARNEIRO, artisticamente, PEPEU RAMOS, é um PINTOR de telas que retrata, em suas obras, sua identidade sisaleira. Filho de trabalhadores da AGRICULTURA FAMILIAR, o artista não possui elevado nível de escolaridade, tão pouco cursou escola de artes plásticas, contudo traços e cores presentes em seu trabalho remetem a um singular conceito visual, de estética agradável aos olhos. As ARTES VISUAIS enquanto elemento propulsionador da cultura tem um lugar de destaque na PINTURA DE TELAS, sobretudo, quando retratam o cotidiano do artista, que expressa sua vivência em suas obras.

Residente no povoado de Vila Carneiro (Goiabeira), Conceição do Coité, Pepeu vivenciou tudo o que a roça é capaz de produzir: trabalhou na cultura do Sisal, na pecuária, em casa de farinha, no plantio e colheita de milho, feijão e mandioca, conhecendo de perto a realidade do sertão sisaleiro. Suas telas retratam essa realidade com cores e formas peculiares.
Pepeu Ramos começou sua produção artística pintando em tecidos, concha de licuri e telhas de cerâmica, além de esculpir em madeiras. Também pintava números nas camisas de futebol, em especial os uniformes dos clubes tradicionais da comunidade de Vila Carneiro: o Botafogo, dirigido por muito tempo por Roberto, irmão do Pepeu Ramos, o Bahia, dirigido por Urbano Mendes, além do Marajoara.  O futebol era um tema recorrente nas telhas de cerâmica produzidas no final dos anos 80 e 90, nas quais ele pintava escudos dos clubes, flâmulas e também desenhos dos jogadores.  Depois ele iniciou nas telas de pintura.

A tela mais clássica, que se tornou a mais vendida, é a que retrata um campo de colheita e produção de Sisal. Os elementos estão todos lá: o Motor de sisal, o sisal, as palhas, o sisal desfibrado, o umbuzeiro, o campo de estender a fibra, o pequeno armazém, o jumento, o carote, a panela de barro no fogão a lenha improvisado, e o mais importante, o trabalhador do sisal, aquele ser quase invisível na sociedade, mais que tem um importância ímpar na economia nordestina, retratado com as roupas típicas do seu labor.   

 Tela Clássica mostra a colheita do Sisal

Além da Cultura Sisaleira, outras 04 temáticas também são constantes na obra do artista: A Cultura Sertaneja, retratando o homem do campo, a Caatinga e o semiárido; à Mulher, sempre bem destacada, em especial, pelas curvas suntuosas; às Releituras e Abstrações, cuja inspiração modernista é visível com traços que lembram as telas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcante e até Cândido Portinari; e por fim à Africanidade, tema incorporado mais recentemente.

O artesanato produzido pelo artista plástico, admirador de todas as artes, é conhecido e apreciado em diversos Estados brasileiros e também no exterior, por meio de visitantes que passando por Conceição do Coité, sentiram-se encantados com a produção local. Ganhador de diversos prêmios, que valorizam a cultura e o empreendedorismo rural, PEPEU RAMOS representa o Território em diversas feiras, Semana de Cultura, congressos e exposições afins.

O artista, também, buscou se organizar: É membro da Associação de artesãos COITÉ ARTE (loja de conveniados), onde comercializa seus produtos. PEPEU RAMOS faz parte do NÚCLEO DE CULTURA DE ARTE VISUAIS E AUDIOVISUAIS DO COLEGIADO Municipal de Cultura de Conceição do Coite.
O espaço de lançar a inspiração em telas é o seu sítio, situado no povoado de Goiabeira, município de Conceição do Coité, e que carrega seu próprio nome: SÍTIO ATELIÊ PEPEU RAMOS.

PÁGINAS RELACIONADAS:






  

Por Robenilton Pinto Carneiro e Fredson Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário