Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Livro A Águia e a Galinha

a-aguia-e-a-galinha[2] “A galinha expressa situação humana no seu cotidiano, no círculo da vida privada, nos afazeres domésticos, nos hábitos e tradições culturais, na dimensão inevitável de limitações e de sombras que marcam a vida, numa palavra, em sua imanência. A águia representa a mesma vida humana em sua criatividade, em sua capacidade de romper barreiras, em seus sonhos, em sua luz, resumindo, em sua transcendência. Ambas se complementam. Traduzem o dinamismo, enraizado por uma parte e sempre aberto por outra.” Leonardo Boff

Leonardo Boff é um dos pensadores mais fecundos do nosso país. No livro A Águia e a Galinha, uma Metáfora da Condição Humana ( Vozes, 2009) ele traça um perfil do ser humano utilizando a história ( midraxe-hagadá) da águia e a galinha como metáfora. Para Boff, a dimensão da águia e galinha permeia toda a existência humana: realidade e sonho, necessidade e desejo, história e utopia, fato e idéia, enraizamento e abertura, corpo e alma, poder e carisma, religião e fé.

Evidentemente, esse grande teólogo brasileiro, aproveita o ensejo para cristalizar sua idéia do Divino, da Mística, da Espiritualidade.

Leitura que nos torna mais humanos. E para nos tornar mais humanos, inevitavelmente precisamos mais de Deus.

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário