Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ano Letivo 2010

Escola

Esse ano letivo de 2010 foi muito especial na minha carreira profissional. Lecionei em todos os níveis da Educação Básica: Ensino Fundamental I (Educação Infantil), Ensino Fundamental II (de 5ª à 8ª) e Ensino Médio.

Tive minha primeira experiência no ensino particular. Ensinei Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, e percebi algumas diferenças entre o ensino público e o particular. Percebi que o entrosamento entre escola e família é muito mais sintonizado do que na escola pública. Os pais, e os próprios alunos, na maioria das vezes têm uma preocupação maior com o ensino. Na escola pública, infelizmente, a proporção de pais com essa preocupação é menor. Os professores são mais cobrados, coisa que deveria ocorrer também na escola pública.

No ensino infantil tive algumas situações embaraçosas. Lecionar crianças entre 08 e 12 anos não é fácil. Os professores da educação infantil deveriam ser bem mais remunerados. A dificuldade maior é na alfabetização dos alunos que chegam a idade de 08 anos sem serem alfabetizados. O novo PDE, que vai ser discutido no Congresso Nacional, coloca como uma das metas para a próxima década justamente a alfabetização de todas as crianças com 08 anos.

No ensino Fundamental II pude colocar em prática alguns projetos interessantes, alterei algumas propostas, e tive um resultado satisfatório.

Foi um ano muito cansativo, e o mais desanimador é a eterna desvalorização do professor. Ganhamos muito pouco. Muitos profissionais da educação estão migrando para outras áreas por conta dessa realidade. A situação não é nada animadora...

Mas, apesar das dificuldades, nada é mais gratificante do que um elogio de um aluno, colega ou pai, que reconhece seu trabalho.

Por isso, Revolução pela Educação!!!

Por Professor Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário