Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A Bahia Que Conheço: Paulo Afonso

No extremo norte da Bahia, na divisa com Alagoas e Sergipe, situa-se a cidade de  Paulo Afonso. Cidade margeada pelo Rio São Francisco,  tem ruas e avenidas largas, com praças muito bem estruturadas e arborizadas.  Tem uma população estimada em torno de 120 mil pessoas, possui corpo de bombeiros, atendimento SAMU, aeroporto com vôo comercial e o NAT (núcleo de apoio ao Turista).

Para o amante do turismo natural e cultural, a cidade tem atrativos que deixarão o visitante maravilhado.

A Usina Hidreletrica de Paulo Afonso é uma obra monumental da engenharia moderna. Na verdade, é um complexo com mais de 04 usinas, que foi construída na segunda metade do século XX, e é responsável por 50% da energia do nordeste!(informação fornecida pelo guia).

SAM_336611

Outra visita obrigatória é o passeio de Catamarã Raso da Catarina.  O passeio tem aproximadamente 3 horas de duração sendo 1 (uma) hora para banho.

O Canyon do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. Dos 65 quilômetros do cânion, que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo, 17 quilômetros de cânion natural com paredões de granito com mais de 110 metros de altura, estão no município de Paulo Afonso. O Canyon também pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.

09SAM_3429

Além desses ótimos passeios, é possível visitar o Museu Casa de Maria Bonita, a Serra do Umbuzeiro, e o Raso da Catarina.

Para os turistas, existe o NAT, localizado no centro da cidade, que é um centro de informações aonde o visitante pode contatar guias turístico com facilidade, todos credenciados.

Para mais informações, visite o site http://www.pauloafonso.ba.gov.br/turismo/ e tenha mais informações.

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário