Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Filmes que Assisti em 2012: Meia-Noite em Paris

Texto publicado originalmente em : http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE81Q01R20120227

Oscar de Melhor Roteiro Original fica com "Meia-Noite em Paris"

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 02:23 BRT

27 Fev (Reuters) - O Oscar de Melhor Roteiro Original, anunciado pela atriz Angelina Jolie, ficou com "Meia-Noite em Paris", de Woody Allen, que não compareceu à principal festa do cinema mundial em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Recorrendo mais uma vez à magia que inspirou alguns de seus melhores roteiros, um nostálgico Woody Allen faz uma viagem no tempo rumo aos inquietos anos 1920 na França.

Durante uma viagem a Paris com sua noiva Inez (Rachel Adams) e os pais dela, John e Helen, o roteirista frustrado Gil Pendler (Owen Wilson), cujo sonho é trocar Hollywood pela literatura, se questiona sobre os rumos de sua vida e descobre por acaso uma porta fantástica no tempo que lhe permite trocar ideias com uma lista invejável de alguns dos maiores artistas da história.

Entre os ilustres estão Scott e Zelda Fitzgerald (Tom Hiddleston e Alison Pill), Ernest Hemingway (Corey Stoll), Gertrude Stein (uma impagável Kathy Bates), Pablo Picasso (Marcial Di Fonzo Bo), Henri Matisse (Yves-Antoine Spoto) e Salvador Dalí (uma breve e inspirada participação de Adrien Brody).

É numa personagem fictícia, no entanto, Adriana (Marion Cotillard), musa de Picasso, que o filme sintetiza a fantasia romântica que abala Gil mais profundamente, levando-o a reavaliar seu noivado com Inez, a quem cabe, o tempo todo, a função de desmancha-prazeres do noivo sonhador.

O filme percorre os principais pontos de Paris e tem a participação, inclusive, da primeira-dama francesa, a atriz e cantora Carla Bruni.

Allen ficou conhecido por fazer de Nova York uma personagem de seus filmes, mas tem viajado mundo e escolhido diferentes cidades como cenários de suas obras, como Londres, Barcelona e Roma. O diretor também recebeu o Globo de Ouro pelo roteiro de "Meia-noite em Paris" neste ano.

Entre alguns dos principais filmes dirigidos por Allen estão "Vicky Cristina Barcelona", "Ponto Final - Match Point", "Hannah e Suas Irmãs", "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" e a "A Rosa Púrpura do Cairo".

Concorriam com "Meia-Noite em Paris" os filmes "O Artista", "Missão Madrinha de Casamento", "Margin Call - O Dia Antes do Fim" e "A Separação".

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário