Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Livros que Li em 2012: A história de Lula, o filho do Brasil

SAM_7126

Ler o Livro A História de Lula, o Filho do Brasil, da escritora e roteirista Denise Parana, me fez admirar ainda mais o ser humano Lula. Mais do que político, ex-presidente da República, ou fundador do PT, a história de Lula emociona pela singeleza e simplicidade.

Na verdade, o livro não traz muitas novidades daquilo que já sabíamos. Tem uma linguagem extremamente simples, objetiva, e de fácil compreensão. Acho até que deveria ser selecionado pelo governo como literatura infanto-juvenil para estimular o público jovem à leitura no programa de estimulo a leitura que o governo tem (PROLER).

No entanto, saber que um retirante que foge da seca e da fome, se torna torneiro mecânico em São Paulo, se casa e quando vai ter o primeiro filho, perde a esposa e criança no parto, e nos anos seguintes perde 03 eleições presidenciais seguidas , até se tornar o presidente da República, é uma inspiração pra qualquer brasileiro.

Além do próprio Lula, outra personagem que se sobressai no livro é a figura de sua mãe Dona Lindu. Sertaneja guerreira, cuidou de 08 filhos praticamente sozinha. Ela era uma inspiração para ele.

Como a própria Denise Parana esclarece na página 120 do livro: (Lula) nunca havia lido Marx, Lenin, Trotski, ou qualquer referencia do tipo. Seu mentor intelectual era uma mulher. Ela se chamava Lindu.

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário