Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Um Sonho de Liberdade

000050[1]   film_11[1] um_sonho_de_liberdade[1]
Acabei de assisti ao filme Um Sonho de Liberdade (Frank Darabont, 1994). Todo ano eu faço questão de sentir a experiencia de apreciar um dos melhores filmes já produzidos no planeta. Até hoje, é o melhor filme que já assisti.
A histórlia é simples.  Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos.
No entanto, a mensagem de esperança, humanidade, compaixão, liberdade e persistência que a película evoca é soberba. Assisti-lo me faz mais humano!  Poucos filmes capturam o espírito humano tão memoravelmente como Um Sonho de Liberdade.
Por Robenilton Carneiro

2 comentários:

  1. Poxa, Robenilton, que bom que você é fã do The Shawshank Redemption. É uuma pena que este Redemption do título original não foi traduzido pro português, mas mesmo assim "Um Sonho de Liberdade" capturou o, digamos, "espírito" do filme, que é um dos meus preferidos. Não diria que é o que mais gostei na vida, mas um deles, já que há outros filmes igualmente poderosos, mas certamente não há nenhum que seja melhor do que ele, não sei se me fiz entender.... rsrs

    Pra mim, é um filme sobre amor na sua forma mais pura, a amizade, e poucos conseguem atingi-la. Mesmo um casal de marido e mulher, por mais que exista amor e eros entre eles, não necessariamente atingem este nível de amizade que a brilhante atuação de Tim Robbins e Morgan Freeman consegue traduzir em pequenos gestos extremamente significativos. Lembro-me agora, especificamente, da ênfase à amizade que Jesus dá num de seus últimos e mais profundos discursos:

    João 15:
    13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
    14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
    15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

    A amizade, portanto, é uma dimensão que a gente nunca pode eliminar ou menosprezar em nossas vidas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar que a tradução do título para "Um Sonho de Liberdade" em português pelo menos serviu para a comparação inevitável com "Um Grito de Liberdade" (Cry Freedom), também sobre a amizade entre um negro (Steve Biko - Denzel Washington) e um branco (Donald Woods - Kevin Kline), num contexto aparentemente muito diferente, mas igualmente conflituoso, uma amizade que se constrói na luta pelo fim do apartheid na África do Sul. A cena do funeral de Steve Biko, primeira vez que ouvi o atual hino da África do Sul, até hoje me emociona muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir