Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Li e Recomendo

 

Quando comprei o Livro Os Caminhos de Mandela: lições de vida, amor e coragem (Editora Globo), imaginei que teria uma biografia histórica do grande líder na nação sul-africana. O livro escrito por Richard Stengel, editor da revista Time, não é uma biografia histórica, pois não esmiúça a vida de Madiba como imaginava. No entanto, a forma como foi escrito, traçando um panorama sobre a vida de Mandela, extraindo lições de sua vida, me surpreendeu.

O livro é recheado de preciosas lições que pode ser útil em nosso dia dia. Mandela é um personagem grandioso na História do século XX e XXI. Sua vida inspira multidões. Quando criança, foi “adotado” por uma tribo real africana. Estudou, na adolescência, em um colégio Inglês, e na juventude na Faculdade de Direito, e se enviesou pela luta por igualdade em um sociedade racista. Líder do CNA (Congresso Nacional Africano), foi preso. Passou 27 anos na prisão! Lendo o livro, ficava imaginando o que era viver 27 anos em uma prisão. Mês passado completei 27 anos de vida. Exatamente o número de anos que Mandela viveu preso. A questão que mais me fascinou na biografia de Madiba, foi exatamente sua transformação pelos longos anos na cadeia. Ele saiu de lá muito melhor do que entrou. Mais líder, mais político, mais ponderado, mais humano!. Ele podia ter incitado seus compatriotas à guerra civil, mais preferiu estender a mão aos opositores e lutar por igualdade. Por esse gesto, ganhou o Nobel da Paz. De toda essa trajetória, Stengel extai lições preciosas que nos ensinam a sermos mais humanos.

Em tempo: No encerramento da Copa do Mundo (11 de Julho) Mandela desfilou sua elegância. Uma semana depois, completou 92 anos de vida! Viva Mandela!

2 comentários:

  1. Rpz... Tu tá velho demais bicho!

    27 já?

    Ótimo texto Ró, quero o livro emprestado, caso tenha disponibilidade para empréstimo.

    ResponderExcluir
  2. Empresto sim!
    Velho eu? olha quem fala ...já vai com 26 e meio

    ResponderExcluir