Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Livros Lidos em 2018: Os Russos



Da coleção Povos e Civilizações da editora Contexto, Os Russos de Angelo Segrillo traça uma panorama muito interessante sobre essa peculiar civilização cujas fronteiras abrigam o maior pais do mundo. Tido como um povo de difícil trato, os russos são na verdade muito peculiares em seu modo de viver, em sua cultura e principalmente em sua história, afinal foi o primeiro país do mundo a fazer uma revolução comunista inspirada nas ideias de Karl Marx.
A maior parte do livro inclusive aborda a história desse país/civilização que  se originou curiosamente onde hoje é a Ucrânia (Estado Kievano) e se espalhou pelos montes Urais e Sibéria chegando ao Oceano Pacífico, unindo Europa e Ásia.
Na primeira parte do livro o autor traz curiosidades e uma visão “turística” da Rússia, pais que sediará a Copa do Mundo e que volta e meia está nos noticiários políticos, sobretudo quando se envolve em questões geopolíticas com a Ucrânia, Síria, EUA e Inglaterra.  A cultura russa é destacada, com ênfase na literatura, artes, cinema, culinária e sociedade.
Nos capítulos reservados à História da Rússia, destacam-se as análises do período pré-revolução e da Revolução de 1917, principalmente o governo de Stálin, considerado até hoje como uma das pessoas mais conhecidas no país.
Um dos pontos fracos do livro foi a parte reservada a tratar da Era Putin.  Apesar de já está há quase 20 anos no poder, o autor dedicou apenas duas páginas para esse período.  É importante lembrar que Vladimir Putin, foi recentemente reeleito para governar a nação até 2024, e continua a fortalecer o país com sua política centralizadora com sinais claros de reestruturação econômica, embora seja muito criticado por conspirar contra seus adversários, e reger o país com mão de ferro.
De um modo geral, a obra contribui de maneira significativa para  conhecermos um pouco mais dessa grande civilização, que já chegou a ser uma superpotência econômica e militar, e nos dias atuais trilha os caminhos de recuperação desse prestígio mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário