Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Livros que Lí em 2014: Marighella, o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo

Robenilton, o escritor Mario Magalhães e Thiago Gordiano

Se eu já tinha uma admiração muito grande pelo baiano Carlos Marighella (1911-1969) antes de ler esse livro, agora, depois dessa excelente biografia, minha admiração cresceu ainda mais.

Filho de imigrante italiano com uma negra decendente de escravos,  Mariga foi militante comunista, deputado da Constituinte de 1946, e líder da ALN nas ações de luta armada contra a ditadura militar. Preso duas vezes, viveu por longos anos na clandestinidade, defendendo um país mais justo e mais igualitário. Foi assassinado em 04 de novembro de 1969 pela força da repressão militar.

O livro de Mário Magalhães é uma obra monumental: com mais de 700 páginas, levou 9 anos para ser escrito, recebeu o prêmio Jabuti de melhor biografia de 2013.  Rico em detalhes, o autor entrevistou e consultou 256 pessoas, esquadrinhou arquivos em boa parte do país, e também fora dele. Sucesso de vendas, chegou a  figurar nas listas entre os mais vendidos do ano.

“Este livro não é uma hagiografia, promovendo o personagem principal, ou um libelo de oposição a ele. E sim uma reportagem que escrutina seus triunfos e tropeços, grandezas e pequenezas, os altos e baixos próprios da especie humana. Nínguem  precisa amar ou odiar Marighella. Mas é difícil ficar indiferente ao seu épico”. (pg. 584).

Curiosamente, Marighella não é tão conhecido do grande público. Com esse livro, parte do público passou a conhece-lo mais, e talvez com a cinebiografia que está sendo rodada baseado nesse livro, a personagem ganhe mais ainda notoriedade. O paradoxo é que no século XX, Carlos Marighella foi  uma das figuras políticas  brasileiras mais conhecidas internacionalmente.

Para quem quer conhece-lo, leia o livro. Vale a pena.

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário