Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Livros que Lí em 2014: Cartas a Che Guevara

É impossível entender o século XX sem compreender a disputa ideológica entre o capitalismo e o socialismo. E é exatamente esse o foco desse livro de Emir Sader.  Na verdade, o  personagem título do livro pouco aparece, apenas  no início e na conclusão .

Os 03 primeiros capítulos mostram um panorama das disputas entre socialismo, capitalismo e fascismo na Europa, Ásia e América durante o século que Hobsbawn chama de “o Breve sécuo XX”! Todas as relações sociais, políticas, economicas e culturais, estavam , em maior ou menor grau, sendo influenciadas por esses campos ideológicos.

Um dos pontos mais interessante da obra é a crítica que o autor faz ao capitalismo, enfatizando que esse sempre deixa transparescer suas contradições, criando o antídoto à sua própria sobrevivencia.

Os atores polítcos desse século, são as nações que protagonizaram os embates sociais e econômicos que mergulharam o mundo em conflitos, guerras e crises sucessivas.

Diria que esse livro é um belo resumão da História do século XX, escrita por um sociólogo bastante requisitado e ativista politico .

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário