Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Filmes que Assisti em 2012: Quebrando o Tabu

Esse documentário Quebrando o Tabu (2011) dirigido por Fernando Grostein Andrade causou e está causando boas discussões por todo o país pela forma direta com que aborda o tema das Drogas. 

Com a participação de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella e Paulo Coelho, o documentário faz um balanço da política mundial de repressão as drogas, questionando sua eficácia e sugerindo que o melhor combate está na descriminalização dos entorpecentes.

Mostrando experiências internacionais, como na Holanda e Portugal, aonde percebe-se que mesmo com a descriminalização, o uso das drogas ao invés de aumentar, diminuiu, o filme dá voz a inúmeros especialistas no assunto que reiteram essa premissa.

Ganha destaque a figura de FHC, ex-presidente da República, que protagoniza a película defendendo a descriminalização das drogas no Brasil como forma de reduzir os danos socias que esse problema causa na nação.

Quebrando o Tabu tem como principal objetivo a abertura de um debate sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo. O filme pretende aproximar diversos públicos, entre eles os jovens, os pais, os professores, os médicos e a sociedade como um todo, para que se inicie uma conversa franca que leve a diminuição do preconceito, ajude na prevenção ao uso de drogas e que dissemine informações com base científica sobre o tema.

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário