Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Terroristas Caçados no mês de Maio/2011

 ng1091703_435x190 

Três grandes terroristas foram caçados durante o Mês de maio de 2011. Um, Osama Bin Laden, foi assassinado. Os outros dois, Ratko Mladic e Bernard Munyagishari, foram presos. Certamente, poucos conhecem esses dois últimos.

O ex-comandante militar servo-bósnio Ratko Mladic, é acusado de ordenar a mote de mais de oito mil pessoas. Bernard Munyagishari é acusado de ter fundado e treinado a milícia Interahamwe, em Gisenyi, entre 1992 e 1994, onde distribuiu armas. Terá também criado um braço do grupo com a missão específica de violar e matar mulheres. Ao todo, o massacre de Ruanda, exterminou oitocentas mil pessoas.

Mas por que só Bin Laden era mais conhecido?

Quais são as razões para tratamentos tão diferentes? Bin Laden provocou a morte de cerca de duas mil e seiscentas pessoas em solo norte-americano, audácia que foi punida com seu assassinato. Mladic ordenou a morte de oito mil europeus brancos, será julgado no Tribunal Penal Internacional, e sua captura foi festejada no Ocidente como o fim do isolamento internacional da Sérvia. Munyagishari, um dos líderes do genocídio na Ruanda, levou a cabo a execução de oitocentos mil negros africanos, numa das mais tristes tragédias do século XX. De sua captura nem se ouviu falar. Atentados no solo da potência hegemônica, genocídio de brancos na Europa e genocídio de negros na África são crimes muito diferentes? Quais são as vidas que valem mais?”

Frase de Larissa Ramina, professora 

Só para refleti um pouco sobre o poder da mídia mundial.

Por Robenilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário