Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os 4RS (erres)

SAM_0741

No primeiro bimestre desse ano os 4 erres do futebol brasileiro voltaram a atuar no país. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos, depois de mais de uma década voltaram a atuar em clubes brasileiros. É verdade que alguns dias depois de Rivaldo voltar a atuar, e completar o quarteto, Ronaldo fenômeno deixou o futebol, e Roberto Carlos foi para a Rússia.

Na verdade, não quero falar sobre futebol nesse texto, e sim sobre amizade. Amizade sincera e verdadeira. Há exatos 10 anos, uma amizade muito franca iria se iniciar nas salas e nos corredores do Colégio Polivalente com um grupo de 4 amigos: Robenilton, Ruthberg, Rodrigo e ( Maria) Raimunda. Eram os “novos” 4 erres. Por conta dos 4 erres famosos, que na Copa do Mundo de 2002 iria causar frisson, nos auto intitulamos também com o mesmo epíteto.

Erámos diferentes em tudo. Eu, um aspirante a leitor voraz de revistas, jornais e livros. Aliás, em 2002, lá no Poli, foi o ano que imprimi um excelente ritmo aos estudos, que nutro até hoje. Gugu (Ruthberg), carismático e católico, oriundo do povoado de São João, logo nos cativou. Rodrigo (galego da Mary Black) já era meu amigo desde a 2ª série (estudamos 12 anos juntos). Saber qual dos dois faz mais amizade fácil, é meio difícil. Maria Raimunda, que chegou à turma em 2001 já no segundo ano do Ensino Médio, era a negra mais bonita da cidade, isso até eu encontrar a atual negra mais bonita da cidade em 2004, mais isso é assunto para outro texto.

Pensávamos diferente em quase tudo: da política à religião. Naquela época eu era um cristão anti-católicismo (hoje, um cristão protestante evangélico tolerante, eu acho), Gugu era um aspirante a vigário (hoje, padre Ruthberg), Maria Raimunda era e continua sendo espírita. Galego não era um atoa, como costumávamos brincar, mais sim um eterno questionador, como ainda continua sendo.

Mas a amizade que surge em um contexto desses, dificilmente se perde no tempo. Hoje, continuamos amigos. Brigamos quase sempre. Mas nada que atrapalhe nosso relacionamento. Eu e Gugu, já estamos formados no Ensino Superior. Maria e Galego, por providência divina, estudam juntos na Uneb.

Que Deus abençoe essa amizade por muitos e muitos anos.

Por Robenilton Carneiro

2 comentários:

  1. Na vida tudo é providencia divina, a família a qual fazemos parte, os namoros, casamentos, e principalmente, as amizades que nos são apresentadas, desde o primeiro dia de vida, até a fase adulta, em que podemos discernir o “bom do ruim”.
    Deus, em sua infinita sabedoria, nos dá o livre arbítrio na escolha daqueles a quem chamaremos de AMIGOS, muitos chegaram e partiram por fatalidades diversas, mas, aos presentes, devemos toda gratidão e respeito.
    Seguindo esta linha de pensamento, escolhi 3, “obras primas”, de personalidades distintas, cada um com o seus méritos e defeitos, mas que juntos formavam um só coração em prol do outro, não permitindo, pensamentos negativos, nem desistir da luta no meio do caminho, Esse três, foram incumbidos da missão de amigos verdadeiros, agradeço a Deus por ser eu a escolhida para fazer parte desta linda história de amizade. Mas, quero deixar claro que não deixei de ser a negra mais linda de coité,é que a foto escolhida não ajudou rsrs, mas, que sou uma das mais lindas. Junto com amada de meu amigo Robenilton.
    AMO VOCÊS

    ResponderExcluir
  2. realmente o melhor presente que um homem pode ter na vida é um amigo verdadeiro. No livro do Eclesiástico nosso Deus nos diz que " uma amigo fiel é um bálsamo de vida" Eclo 6,16.
    sou muito feliz por poder contar com essa bela amizade que nasceu da nossa alegria e desejo que sermos pessoas melhores. nós quatro temos a alegria de deixar no ar o perfume do bálsamo da nossa amizade verdadeira. Mas, esse perfume da nossas amizade só permanece porque ele parte do principio do Infinito amor de Nosso Dulcíssimo Jesus, que conhecendo as nossas necessidades, envia a terra anos para nos ajudar a vivermos melhor suas manifestações.
    vocês Maria Raimunda, Rodrigo e Robenilton são anjos que Deus enviou a minha vida para que eu aprendesse a colheres no jardim de DEUS a perfumada flor da verdadeira amizade.
    muito obrigado a vocês meus amados amigo, por serem sinal da graça e da infinita amizade de Deus em minha vida.
    caminhemos com nossos olhos fixos em Jesus, pois ele tem muito nos ensinar neste assunto.
    um forte e carinhoso abraço.
    Pe.Ruthberg "gugu"

    ResponderExcluir