Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

domingo, 3 de junho de 2012

Oligarquia em Coité: O Poder dos 03 “erres” (Rios, Ramos e Resedá)


Segundo o Dicionário Aurélio, Oligarquia significa: 1. “Governo de poucas pessoas, pertencentes ao mesmo partido, classe ou família; 2. fig. prepoderância de uma facção, ou dum grupo na direção dos negócios públicos.”
Nos últimos quarenta anos da história política de Conceição do Coité, uma trinca de famílias tem influenciado o rumo das decisões políticas de nossa cidade: Os Rios, os Ramos e os Resedá.
Os Rios, capitaneados pelo líder político Hamilton Rios de Araújo (prefeito por 02 vezes) e seu sobrinho Éverton Rios (Vertinho), que foi prefeito por três ocasiões, além do atual deputado estadual Tom Araújo, que é filho de Hamilton Rios e também já foi prefeito. Os Ramos, tem atualmente 02 vereadores que representam a família e ainda o vice Prefeito, Deraldo Ramos. Os Resedá, tem Emério Resedá como maior nome, pois já foi eleito por cinco mandatos para deputado estadual, sendo que seu pai, Evódio Resedá foi prefeito interino entre 1980/1981.
O poder de influência dessas famílias no eleitorado é espantoso. A união entre elas também. Essas famílias só não se uniram na eleição de 2000, quando foi formalizada uma chapa entre Robson e Resedá (advogado) contra Tom. Mas já em 2004, os Rios e os Resedá voltaram a se unir. 
Os membros “sangue azul” dessas famílias arrotam pela cidade que podem mudar o rumo de uma eleição. E podem mesmo. Usam do clientelismo  e do fisiologismo como loby para amealhar votos, além do tráfico de influência. Além, é claro, de serviços prestados a população, já que tem a máquina pública a seu favor.
A mais poderosa é a família Rios, porque teve 06 mandatos de prefeito nesse período. Os Resedá e os Ramos ficam sempre a reboque do mandonismo dos Rios. É bem verdade que os Ramos conseguiram emplacar Walter Ramos como prefeito, mas isso foi na década de 80, hoje eles dificilmente romperíam com os Rios. Os Resedá ainda tentaram romper com os Rios em 2004 mas não conseguiram venvcer as eleições, voltando a se aliar com eles novamente em 2008.
No cenário político atual, algumas pessoas acham possível que essas famílias possam tomar caminhos opostos nessa eleição de Outubro. Pessoalmente acho muito difícil.
Mas para qualquer candidato que queira vencer as eleições em 2012, o apoio dessas famílias é fundamental, para o bem ou para o mal. O ideal seria termos uma população politizada que não fosse massa de manobra dessas famílias, e que votasse com a consciencia limpa, sem pressão, nem coronelismo. Mas a realidade é outra….
Link das imagens:
Foto 1: http://www.calilanoticias.com/2011/02/emerio-reseda-passa-as-chaves-do-gabinete-para-tom.html
Foto 2:http://www.pinicodeouro.com.br/tag/renato-souza/page/2
Technorati Marcas: ,,
Foto 3: http://www.calilanoticias.com/2011/12/vertinho-defende-a-manutencao-de-deraldo-ramos-na-chapa-de-renato.html
Por Robenilton Carneiro

12 comentários:

  1. meu alento é que so Deus é eteno! a escravidão parecia nunca ter fim, e teve; a ditadura idem!
    o colonelismo aos ppoucos ta sendo aquebrantado, apesar de seus tentáculos serem enormes. o que precisamos é de paciencia pedagógica e sabedoria para entender o processo com olhar de historiador!

    ResponderExcluir
  2. Só pra corrigir: Resedá e Robson foram contra Tom, e tenho quase certeza que não foi no ano de 2004, e sim, no ano 2000!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele falou em 2000 mesmo, não sabe ler não?

      Excluir
    2. Pessoal realmente houve uma informação incorreta: eu tinha colocado que essa ruptura ocorreu em 2004, mas foi no ano 2000. Mas já está retificado no Blog. Obrigado pelos comentários.

      Excluir
  3. Isso quer dizer que Renato "Souza" nada tem a ver com essas familias, a mudança já começou por ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi indicado por Vertinho, é aliado dele. Hehehe

      Excluir
  4. muito bom Robenilto, isso é bom para refrescar a memoria do povo

    ResponderExcluir
  5. Bom texto, mas para um professor eu esperava menos erros. Por vezes o sujeito está separado do verbo por vírgulas, "Loby" na verdade é lobby e, para não falar mais do que devo, sempre o vocativo deverá aparecer isolado entre vírgulas, o que não observei aqui. No mais, bom texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado "Professor" pelas dicas de Gramática! No próximo texto, vou melhorar!!

      Excluir
  6. vc falou dos resedás aí. Quem é os resedás?! Só se tem HJ o nome de EMÉRIO RESEDÁ.. e nada mais. Cláudio nunca foi nada, salomão tb n e nem o própio RESEDÁ. Uma família q n decide política na cidade. Os Rios sim com Hamilton Rios de Araújo e Vertinho e os Ramos com Genilda, Deraldo e Dé é quem obtem a maioria dos votos do grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes com seu comentário, mas não podemos negar o peso dos Resedás, pois conseguiram 05 mandatos de deputados estaduais e ainda ajudaram a eleger Tom ( se não fosse o apoio dos Resedas, os Rios não teriam um deputado estadual.

      Excluir