Diferentemente da proposta do livro Guia do politicamente incorreto da História do Brasil ( e da América), que tem como objetivo “desconstruir” fatos, personagens e mitos da História do Brasil, o livro Guia do Politicamente Incorreto da Filosofia, escrito por Luis Felipe Pondé, tem outra proposta.
Aqui, os filósofos não são revisados, e sim utilizados como referências para as destiladas venenosas e irônicas de Pondé nos temas mais caros ao que ele chama de Praga PC (Poloticamente Correto).
Vários temas são abordados por Pondé nesse livro, como feminismo, democracia, religião, sexualidade, natureza humana, entre outros. Todos esses temas sofrem violentamente à influência da Praga PC, ocultando, segundo o escritor, verdades que não são ditas com medo da crítica dos defensores do Politicamente Correto.
Pondé é Bipolar: frases inspiradíssimas em alguns momentos; e coisas comuns em outros. Usa a ironia como poucos. É um polemista nato, alguns diria que gosta de chamar a atenção e “se aparecer”. Tem uma escrita pertinente, as vezes saborosa, a vezes dispersa.
Mas a marca mais polêmica em sua escrita talves seja seu elitismo e aristocratismo. Para ele, o Povo não é sábio, e nem sabe tomar decisões. Sábio são os sábios (poucos e ilustres) , que carregam a humanidade nas costas. Por isso a Democracia é falha.
Ao ler esse livro, prepare-se para receber algumas indiretas …
Por Robenilton Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário