A proposta de um livro para escolher os 10 melhores jogadores da História do Fogão é, no mínimo, complicada. Afinal de contas, um time que chegou a colocar 09 jogadores na seleção do Brasil em uma Copa do Mundo, tem muita gente boa pra selecionar apenas 10. Sem falar no quinteto de Ouro do fogão que presenteou o Brasil com o Bicampeonato mundial: Nílton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo.
No entanto, o livro do jornalista Paulo Marcelo Sampaio conseguiu a façanha de selecionar os Dez mais do fogão com propriedade. A seleção foi realizada a apartir da indicação de 10 influentes torcedores da estrela solitária, incluindo Luis Mendes, Armando nogueira, e Roberto Porto, entre outros, que escolheram seus 10 mais.
Cruzando os dados, chegou-se nos seguintes jogadores: Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Didi, Gérson, Heleno de Freitas, PC Caju, Túlio Maravilha, Zagallo e Manga. Que Timaço!!!
O livro é recheado de boas histórias de bastidores desses imortais da história do time de Marechal Hermes. E olha que até nesse sentido o fogão é diferente, por que o time teve personagens tão emblemáticos, craques-problemas e superstição como nenhum outro: Garrincha além de Gênio, era mulherengo e cachaceiro; Heleno de Freitas, era um playboy intelectual genioso; Nilton Santos era a Enciclopédia do Futebol; Manga, era o matuto de General Severiano; PC Caju, era o rebelde fashion e Túlio Maravilha, esse nem preciso falar.
Torcer pra um time que tem uma história dessas não é pra qualquer um.
Da leitura do livro e do conhecimento que tenho da história do fogão, elaborei a minha seleção do Botafogo de todos os tempos:
Clique Abaixo para adquirir o livro: http://www.lojabotafogo.com.br/lojabotafogo/product_info.php?cPath=312&products_id=3227
Por Robenilton Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário