Os Livros não Mudam o Mundo. Os Livros Mudam as Pessoas. As Pessoas Mudam o Mundo.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Livros que Li em 2012: O Príncipe

Se fosse enquadrar o livro O Príncipe em uma categoria, colocaria como Manual ou Guia Prático para Governar uma cidade, um estado ou uma nação.

Finalizado em 1513, O Príncipe traz lições primorosas de um cientista político, mesmo quando essa profissão ainda não existia. Maquiavel era um observador nato, e um pesquisador pespicaz, que fazia análises das formas de governo existentes até sua época, extraindo preciosas lições, relacionando às formas de governar e administrar um reino ou principado.

Cabe ressaltar entretanto, que alguns conselhos e orientações proferidas por Nicolau Maquiavel não são mais aplicáveis nos dias atuais, ou por está fora de contexto, ou por representar valores já superados; no entanto a maioria das idéias podem ser adaptadas e colocadas em prática.

Abaixo, segue alguns desses conselhos, princípios e orientações extraídos do livro:

  • Quando um governante domina um território e não executa mudanças exageradas na rotina dos cidadãos, ele consegue governar com tranquilidade;
  • Governante presente: se fazer presente nos quatro cantos da área geográfica que governa;
  • Quando conquistar um território (monarquia) , tentar enfraquecer os descendentes próximos que possam almejar a restauração do trono, para que a conquista se torne mais segura;
  • Ações austeras devem ser tomadas nos momentos oportunos ( “penso que isto resulte das crueldades  serem mal ou bem usadas(…) que se fazem instantaneamente pela necessidade do firmar-se …”)
  • O Político (O Príncipe) deve ganhar o povo. Mesmo não obtendo maioria em uma votação, suas atitudes devem sinalizar o desejo de trazer o povo para o governo, conquistando-o, e não sendo vingativo;
  • Ler e refletir sobre os generais (Grandes políticos) é uma necessidade, pois o exemplo das vitórias e derrotas podem ensinar como agir;
  • O Governante precisa administrar bem as finanças não sendo gastador;
  • O Governante deve ser amado e temido; Mas como é difícil reunir as duas características, é melhor e mais seguro (para o reino) ser temido; Mas o temido não é, necessariamente ser odiado;
  • Pão e Circo: “ Ademais, deve, nas épocas convenientes do ano, distrair o povo com festas e espetáculo”
  • Escolher bem a equipe de governo;

Como estamos em época de Eleições municipais, indico esse livro a Assis, candidato pelo PT, que espero em Deus, e no povo de Conceição do Coité, vai governar a nossa cidade a partir de 2013.

Por Robenilton Carneiro

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Os Evangélicos e a Eleição em Coité

Segundo o último Censo do IBGE em 2010, o número de evangélicos vem crescendo no país grandiosamente chegando a um aumento de 61% nos últimos 10 anos. Hoje, 22 % da população brasileira é formada por evangélicos.

Com um contigente tão grande, os evangélicos têm participado cada vez mais da política, ora como massa de manobra de alguns líderes, que defendem o interesse corporativo da sua igreja, ora expressando o desejo de justiça social, votando em candidatos que querem mudar os destinos do nosso país.

A Bancada evagélica na Câmara Federal é de 68 deputados (13% do total) e de 03 senadores representantes: Walter Pinheiro (PT-BA), Magno Malta (PR-ES) e o bispo Marcelo Crivella (PR-RJ).

Em Conceição do Coité os evangélicos, principalmente os assembleianos, apoiaram nas últimas eleições municipais o grupo que governa a cidade a mais de 4 décadas.

Esse apoio deve-se em parte aos constantes conflitos que a Igreja Católica, líderadas pelos padres Luís Rodrigues e Elias, tiveram em relação ao grupo dos “vermelhos”. Como não encontravam “palanque” na Igreja Católica, os líderes dos vermelhos buscaram e encontraram na comunidade evangélica esse apoio, inclusive com a criação da Semana dos Evagélicos, idealizada por Valdemi de Assis.

No entanto, o evento mais importante para os evangélicos, que é a Semana dos Evangélicos, está sendo gradualmente desvalorizada pelos gestores municipais. Pouco investimento é utilizado para abrilhantar essa festa da comunidade evangélica.

Só pra comparar com as cidades vizinhas, ese ano em  Barrocas tem Banda Shalom dia 23/09 ; Serrinha tem Santa Geração dia 22/09 ( Pastor Antono Cirilo). E em Coité? … Nem em ano de eleições !!!! ????

Dia dos E..

O reflexo disso, é que o apoio, antes predominante ao grupo situacionista, tem se esvaziado nas igrejas evangélicas , e nas eleições desse ano, a correlação de forças está acirrada.

Por isso, tenho orgulho em dizer:

Sou Evangélico Voto Assis/Alex 13

http://www.revistaovies.com/reportagens/2011/12/um-estado-laico-com-bancada-evangelica/

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/06/numero-de-evangelicos-aumenta-61-em-10-anos-aponta-ibge.html

Por Robenilton Carneiro

domingo, 16 de setembro de 2012

A Maldição do Professor

 

… A Maldição do Professor:

“Conta uma lenda que, quando um sábio liberou o conhecimento sobre como ensinar aos homens, determinou que aquele “saber” ficaria restrito a um grupo muito selecionado, de sábios. Mas, nesse pequeno grupo, onde todos se achavam “sábios”, alguém traiu as determinações divinas… Então aconteceu o pior!!!… O sábio, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:
1º – Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2º – Não verás teu filho crescer.
3º – Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4º – Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera.
5º – A pressa será tua única amiga, e tuas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.
6º – Teus cabelos ficarão brancos, antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º – Tua sanidade mental será posta em prova, antes que completes cinco anos de trabalho.
8º – Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
9º – Trabalho será teu assunto preferido. Talvez o único.
10º- As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que ensinam e as que não entendem. “E verás graça nisso”.

11º- A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.

12º- Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas igualmente loucas.

13º- Terás sonhos, com cronograma, planejamento, provas, fichas de alunos,provas substitutivas e não raro, resolverás problemas de trabalho nesse período de sono.

14º- Exibirás olheiras como troféu de guerra.

15º- E, o pior…inexplicavelmente gostarás de tudo isso.

16º- Serás chamado de PROFESSOR

Texto encontrado na NET

Por Robenilton Carneiro

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Filmes que Assisti em 2012: Heleno

Postado no site: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/03/estreia-santoro-vive-jogador-heleno-em-filme-preto-e-branco.html

Heleno de Freitas (1920-1959), do Botafogo, tem vida contada em filme.
Proposta do diretor José Henrique Fonseca ('O homem do ano') é ousada.

Uma das maiores lendas do futebol brasileiro e o maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha, Heleno de Freitas (1920-1959), é o personagem central do drama "Heleno", de José Henrique Fonseca. O filme já percorreu festivais internacionais, colhendo um prêmio de melhor ator no Festival de Havana 2011 para Rodrigo Santoro, que perdeu 12 quilos e treinou com o ex-jogador Cláudio Adão para entrar na pele de Heleno.

Rodrigo Santoro em Heleno (Foto: Reprodução)Rodrigo Santoro perdeu 12 quilos para atuar no filme 'Heleno' (Foto: Reprodução)

A proposta do diretor José Henrique Fonseca (de "O Homem do Ano") é ousada já que, assumidamente, não procura realizar um filme sobre futebol. Recorrendo a uma bela fotografia em preto e branco -do premiado Walter Carvalho-, "Heleno" mostra um personagem trágico, que flertou com a fama e a glória mas tinha encontro marcado com a queda.

De origem abastada, filho de um industrial e proprietário de cafezal, o mineiro Heleno era formado em Direito e tinha hábitos refinados. Mas sua paixão maior era o futebol, entrando para o time do Botafogo em 1937. Ali ficou até 1948, firmando um impressionante recorde de 209 gols em 235 partidas.

Craque dentro de campo, Heleno era de trato difícil. Perfeccionista e briguento, tinha poucos amigos, como o colega Alberto (Erom Cordeiro) e, até certa altura, o dono do time, Carlito Rocha (Othon Bastos).

Fora do clube, o atleta nunca abriu mão de uma vida boêmia intensa. Vivia no Copacabana Palace, mergulhado em champanhe e vícios como éter e lança-perfume. As mulheres ocupavam muito do seu tempo, com casos rumorosos, simbolizados no filme pela cantora Diamantina (a atriz colombiana Angie Cepeda, de "Pantaleão e as Visitadoras").

Por tudo isso, na glória de Heleno já se enxerga o caminho da decadência, que não tardou em vir pelo caminho, com uma sífilis que causou loucura progressiva. Antes disso, o craque, que também vestiu a camisa da seleção, ainda passou pelo Boca Juniors, o Vasco (onde obteve seu único título estadual, em 1949), o Atlético Junior de Barranquilla, o Santos e o América, onde encerrou tristemente a carreira.

Seu único filho, tido com a mulher, Silvia (Alinne Moraes), nem o conheceu, já que a mãe, com medo dos acessos do marido, abandonou-o quando o menino tinha um ano.

A interpretação de Rodrigo Santoro é particularmente comovente no segmento final, quando o jogador, extremamente fragilizado, encontra-se internado num hospital psiquiátrico em Barbacena (MG). No lugar onde viria a morrer, aos 39 anos, Heleno não conta com nada além da dedicação de um enfermeiro (Mauricio Tizumba), seu último torcedor.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Eleições Goiabeira: Eleitores Aptos 2008, 2010 e 2012

ELEITORES APTOS

seções

2008

2010

2012

seção 50

284

298

XXX

seção 51

299

297

XXX

seção 144

271

296

XXX

total

854

891

973

Obs: Não consegui o número de eleitores aptos por seção para esse ano, apenas o elitorado total.

O povoado de Goiabeira (Vila Carneiro), está entre os maiores do município de Conceição do Coité, e tem atualmente 973 eleitores aptos para votarem nas eleições de 2012. Votam no povoado, além dos próprios goiabeirenses, os moradores de Lagoa da Vaca e Maria preta, localidades situadas ao redor da Vila, além de moradores da Sede.

O surpreendente para a eleição de 2012 é o número de “novos eleitores”, que em relação ao crescimento das últimas  eleições, ultrapassam 100%.!!!!

Vejam só:

2008: 854           2010: 891      2012: 973

Ou seja, se da eleição de 2008 para a de 2010 o número de eleitores  aumentou em 37; para 2012, o número de novos eleitores é de 82.

Seria um crescimento natural? Ao que parece não. Porém algumas situações podem explicar o aumento de mais de 100% de eleitores nas goiabas:

  • muitos jovens da comunidade com 16 anos fizeram o título e vão votar a primeira vez;
  • Pessoas que não recadastraram seu título em 2008, quitaram sua dívida com a justiça eleitoral e agora já poderão votar normalmente;
  • Transferência de títulos eleitorais de outras seções (localidades) para Goiabeira

Todas essas  situações devem ser levadas em conta, no entanto, é preciso lembrar que as eleições em Goiabeira são sempre muito disputadas, e alguns boatos dão conta de que alguns cabo eleitorais incentivaram e patrocinaram as tais transferências de títulos com objetivos escusos, como por exemplo, ganhar apostas, entre outros.

Fontes:

http://zona132.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-03:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-03:00&max-results=27

http://zona132ba.blogspot.com.br/search/label/Candidatos%20-%20Elei%C3%A7%C3%B5es%202012

 

Por Robenilton Carneiro

terça-feira, 21 de agosto de 2012

ELEIÇÃO GOIABEIRA 2008

PREFEITO

ASSIS: 376 VOTOS

RENATO: 360

ALEX: 18 VOTOS

NULO E BRANCOS: 26 VOTOS

VEREADORES MAIS VOTADOS

BETÃO 211

ROQUE MOTO TAXI: 157

SAMUEL ARAÚJO: 99

PROFESSOR DANILO 32

OBS: Nenhum outro vereador alcançou mais de 20 votos

Não tenho um documento pra confirmar, mas em 2012, devem tem quase 1.000 mil eleitores aptos a votarem em Goiabeira.

Por Robenilton Carneiro

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dicas para escrever bem do Blog Livros e Afins

Endereço: http://livroseafins.com/dicas-escrever-melhor/

 

  1. Corte as partes chatas: desenvolva a sensibilidade para descobrir quais partes de seu próprio texto você pularia. Provavelmente o leitor também faria o mesmo. Se é uma parte essencial, então está mal escrita: reescreva; se não for essencial, corte.
  2. Corte as palavras desnecessárias: não afirme nunca que uma coisa é interessante ao seu leitor. Se for interessante de fato, o seu leitor é inteligente o suficiente para perceber isso. O mesmo vale para adjetivos, advérbios e afins. Um substantivo bem colocado vale muito mais que tais categorias gramaticais. (Agora leia com as palavras cortadas e perceba como faz sentido).
  3. Escreva com paixão: se você não estiver interessado no que você escreve, quem estará?
  4. Desenhe com palavras: não afirme que uma coisa é interessante ou importante. Dê os dados necessários para que o leitor descubra isso  sozinho. Não diga que o luar é bonito: explique como ele atravessa a vidraça, abraça a madeira dos móveis e projeta uma luz levemente azul, sem calor, na parede branca como se fosse a tela de um filme prestes a começar.
  5. Escreva simples: as artes japonesas são boas nisso. Hai-kais são curtos e conseguemdesenhar cenas inteiras. Samurais resolviam lutas complexas com poucos golpes de espada. Diga o necessário, diga rápido, diga tudo.
  6. Escreva porque você gosta: se você não gosta, de nada adiantará. Se você fizer isso sem esperar nada em troca, em algum momento talvez alguém ofereça algo. Se não oferecerem, ao menos você está fazendo algo de que gosta.
  7. Saiba quando aceitar a rejeição e quando rejeitar a aceitação: quando você publica escritos seus está sujeito aos elogios e às críticas desmedidas. Saiba lidar com as duas situações.
  8. Escreva, escreva, escreva: se você escreve em seu blog uma vez por mês, as chances de que seu estilo melhore são menores do que se você escrever todos os dias. Isso nem sempre é verdade, mas quantidade conduz à qualidade.
  9. Escreva sobre o que você sabe e sobre o que você quer saber: a primeira parte dessa afirmativa diz respeito à especialização. Se você é uma autoridade em um assunto, seu texto vai fluir melhor e transmitir domínio. A segunda parte diz respeito ao desejo dessa autoridade.
  10. Seja único: ouse experimentar novos estilos. Seguindo o que já deu certo, você repetirá fórmulas.

 

Por Robenilton Carneiro